Blog


Fluxo de caixa: o que é e qual sua importância?

Publicado dia 08/04/2020

Fluxo de caixa: o que é e qual sua importância?

Em momento de grandes oscilações nos negócios, o fluxo de caixa é o instrumento mais importante para auxiliar na tomada de decisão financeira, entenda o porquê.

O que é?

O fluxo de caixa é um demonstrativo financeiro que aloca os recursos na linha do tempo, integrando as disponibilidades com as previsibilidades de receitas e gastos. Com isso, o empresário é capaz de identificar quando e porque vai faltar dinheiro, se a sobra de caixa cobre os gastos de períodos futuros, quanto ele precisará de caixa para o próximo período, quais gastos poderão ser cortados, quais vendas futuras a empresa precisará fazer, quanto tempo a disponibilidade financeira cobre os gastos fixos ou já contraídos, que decisão de cortes será mais eficaz.

Como projetar o fluxo de caixa da sua empresa?

As classificações das entradas e saídas dos recursos devem estar compatíveis com as oscilações possíveis do negócio, um bom agrupamento das receitas e dos gastos deve permitir uma boa previsibilidade na gestão do dinheiro na linha do tempo.

Ser conservador nas previsibilidades também é uma premissa importante, ou seja, se o empresário não tem certeza da efetivação de uma venda ou negociação de cobrança para um determinado período, não conte com ele e da mesma forma com os gastos. Sempre conte com valores a maior para gastos que tem oscilação, para não haver falta de disponibilidade por causa de uma previsão errada. O período de projeção também deve ser avaliado de forma muito personalizada pois depende do ciclo comercial da empresa, se as vendas são diárias, se são executadas em períodos mais longos, se a empresa recebe recorrência, assim o tempo necessário de projeção do fluxo de caixa depende diretamente desses fatores. Um bom fluxo de caixa projetado faz com que a empresa sobreviva a momentos de grandes oscilações com melhores negociações com clientes e fornecedores.

Saiba como o fluxo de caixa impacta nas decisões comerciais

Em momentos de crise as empresas precisam de boas estratégias comerciais. O planejamento  comercial com foco prioritário em aumentar disponibilidade financeira só é eficaz com uma boa gestão de fluxo de caixa para elaborar promoções, vendas casadas, ajustar prazos comerciais, escolher os melhores produtos ou serviços, elaborar políticas de recuperação de inadimplência, ajustar remuneração variável para a área comercial, planejar compras de produtos de vendas em detrimento de outros. Todas essas decisões envolvem análise dos recursos financeiros na linha do tempo e projeções de fluxo de caixa assertivo para o negócio.


Como você avalia os números da sua empresa?
22/07/2020 Como você avalia os números da sua empresa?

Os números da sua empresa te ajudam ou te atrapalham?

Mentoria Atle
09/07/2020 Mentoria Atle

Por Pollyanna Andrade, Consultora Atle